Axilas Escuras: Como Tirar Manchas das Axilas

Escurecimento das axilas

As axilas compõem uma região de maior sensibilidade e passível de formação de manchas, principalmente no verão. Muitos são os fatores que podem contribuir para o escurecimento das axilas. Existe por vezes uma pré-disposição da pessoa para o surgimento de manchas nas axilas, virilhas e até mesmo na região das dobras do pescoço, inclusive é normal nestes casos haver outras pessoas na família com escurecimento em tais regiões.

Já em outras pessoas, os causadores dessas manchas podem ser o excesso do uso de desodorantes com álcool e outros agentes irritativos, como depilação com cera quente ou fria, as quais também podem desencadear o escurecimento.

Quando existe um componente familiar no aparecimento dessas manchas, pode-se recorrer a alguns tratamentos clareadores, mas para esses casos de predisposição às manchas, normalmente a pele da paciente é um pouco mais escurecida nessas regiões pela sua própria natureza. Porém, se o escurecimento for decorrência de inflamações, processos alérgicos, ou ainda uso incorreto de lâmina ou cera para depilação, na grande maioria das vezes indica-se ao paciente à opção pela depilação a laser ou por um creme depilatório que não provoque irritações em sua pele, e assim, as manchas poderão não mais retornar, desde que a pessoa não volte à sua antiga rotina errônea.

Bromidrose

As axilas são ricas em glândulas sudoríparas, responsáveis pela nossa transpiração. O funcionamento dessas glândulas é estimulado no verão, e algumas pessoas podem sofrer com maus odores, e em alguns casos, isso pode ser uma doença, chamada bromidrose. Para o seu tratamento existem desodorantes específicos e alguns cuidados essenciais.

As axilas descamam naturalmente, porém, o restante de pele quando entra em contato com a flora bacteriana de nossa pele, juntamente com a transpiração, pode contribuir para uma maior proliferação de bactérias, que são as principais causadoras desse odor característico.

As glândulas eventualmente podem dar origem à famosa foliculite, que nada mais é do que o encravamento de pelos. No calor, quando passamos produtos inadequados, e não temos o cuidado de hidratar ou esfoliar as axilas, pode haver a formação de uma espécie de um tampão, dificultando na saída do suor e no próprio crescimento dos pelos.

como-tirar-manchas-das-axilasComo tirar manchas das axilas

É importante que o paciente faça uso de desodorantes adequados, livres de álcool. Existem também cremes clareadores que podem ser aplicados. Já para casos mais complexos, existem peelings e ácidos que podem ser utilizados, e em alguns casos, até o mesmo tratamento a laser ou luz pulsada é indicado.

Cuidados com as axilas

Não devemos raspar a pele antes de sair para tomar Sol, mesmo que com lâmina, pois fazendo isso, deixamos nossa pele mais fragilizada e susceptível ao aparecimento de manchas causadas pelo Sol. O ideal é que raspemos a pele de 48h a 72h antes de tomar Sol.

Para as pessoas com tendência à formação de manchas nas axilas ou em outras regiões do corpo, como na virilha, é ideal que se utilize filtro solar de fator de proteção igual ou acima de 30. Recomenda-se que seja aplicado uma colher de chá do produto para o para o rosto, e outra para cada um dos antebraços . A aplicação deve ser feita pelo menos 30 minutos antes do banho de Sol. Nenhuma região deverá ser esquecida, até mesmo as axilas, orelhas, palma das mãos, planta do pé etc. Vale mencionar que, atualmente, existem até mesmo sprays protetores para cabelos.

Não há problemas em usar desodorante após a aplicação do protetor solar, porém, deve-se dar preferência para desodorantes sem álcool, caso contrário, há maiores riscos do surgimento de queimaduras na pele.

Comments are closed