Cuidados Após Depilação: O Que Você Deve Fazer

Cuidados pós-depilação

Para manter a pele lisinha e bonita após a depilação, é necessário tomar alguns cuidados.

Cuidados pós-depilação com cera

Em alguns casos, a depilação com cera quente pode causar queimaduras e irritabilidade na pele, sendo interessante não se expor em demasia ao Sol nas próximas 24 horas após o procedimento, bem como não usar nenhum desodorante ou creme que contenha álcool na formulação. Além do que, não é recomendado usar calças jeans apertadas após a depilação de perna inteira e de virilha; para esta última modalidade, também não é recomendado o uso de calcinhas apertadas.

Após a depilação com cera, é comum alguns pelos encravarem, pois eles são arrancados pela raiz, e quando nascem novamente crescem mais finos, por isso há uma maior dificuldade para que eles rompam a pele.

As pessoas que fazem uso de medicamentos que afinam a pele devem evitar a depilação, pois no ato de puxar a cera, parte da pele poderá ser acidentalmente arrancada. Isso vale para quem faz uso de isotretinoína, por exemplo. Pessoas que utilizem algum tipo de ácido também devem tomar algumas precauções, como evitar o uso do ácido alguns dias antes da depilação e informar à depiladora sobre o uso desse composto.

Foliculite

A partir do momento que a depilação é feita, uma complicação frequente é a foliculite, que se assemelham a micropústulas ou pontinhos de ar. Existem loções e alguns outros cuidados específicos que ajudam a diminuir a incidência da foliculite. Por outro lado, para evitar que os pelos encravem, é interessante se valer da esfoliação.

Cuidados pós-depilação a laser

Entre os cuidados após a depilação a laser, podem ser citados, no primeiro dia, não utilizar desodorante nas regiões de aplicação do laser, pois a pele estará mais sensível do que o normal, e deve-se evitar tomar Sol nessas regiões, tanto antes como depois da aplicação do laser, para evitar riscos de manchar a pele. Quando estamos bronzeados, ativamos nossa melanina, e com a pele escurecida, aumentam-se os riscos do surgimento de manchas. Na verdade, estar bronzeada não significa um total impedimento de se realizar as sessões a laser, mas, para estes casos, as sessões deverão ser feitas com parâmetros mais baixos, e consequentemente, serão necessárias mais sessões para se atingir resultados mais satisfatórios.

Como fica a pele após a depilação a laser?

Eventualmente, podem se formar algumas casquinhas, que são resultado dos pelos queimados, e duram em torno de 4 dias. Também pode se verificar uma leve vermelhidão. Algumas pessoas que sentem a pele ficar mais irritada podem utilizar pomadas com corticoides, porém, esse procedimento não é extremamente necessário.

Depilação em regiões íntimas

A depilação da região da virilha ou próximo à região genital pode causar irritações no caso de serem utilizados ceras ou cremes depilatórios inadequados. Após a depilação na região genital, poderá ocorrer uma vermelhidão local e algum desconforto, como dor ou sensação de irritação local, e existem alguns produtos no mercado que podem ser utilizados para suavizar esses males.

Comments are closed